>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Câmeras Rangefinder:uma introdução




Japancamerahunter aqui, com um pedacinho para você sobre câmeras rangefinder.

Talvez você seja um recém-convertido à igreja da fotografia, ou talvez tenha feito parte de um grupo diferente e tenha ouvido falar de outro tipo de câmera.

Claro que estou falando sobre a câmera rangefinder. Agora, para aqueles de vocês que acabaram de 'whufinder whut?' não se preocupem, farei o meu melhor para dizer o que são e o que significam para sua fotografia.

O que é um telêmetro?




Bem, acho que o melhor lugar para começar é dizer o que é uma câmera rangefinder.

Uma câmera rangefinder é nomeada assim pelo mecanismo de busca de alcance que permite ao fotógrafo medir a distância do assunto para uma focagem precisa.

A parte principal disso é o visor.

Quando você olha para o visor da sua câmera SLR, você notará que ela está no meio do corpo, porque está transmitindo a imagem através da lente e de um espelho para o visor. A imagem que você vê é a imagem que está gravada.

Em uma câmera rangefinder, o visor está deslocado da lente, o que significa que a imagem que você vê não será a imagem exata que será gravada. Isso é conhecido como erro de paralaxe. Em grandes distâncias (até o infinito e além) não é realmente perceptível, mas em distâncias mais próximas é mais óbvio. Você pode notar isso no fato de suas fotos serem um pouco mais baixas do que a imagem que você está vendo, então você tem que contrariar isso. Mas isso se torna uma segunda natureza muito rapidamente.

Isso significa que uma câmera rangefinder não será a câmera certa para alguém que gosta de fotografia macro, pois a câmera não estaria realmente apontando para o assunto durante o close-up extremo.

Agora, você pode estar pensando, então o que há de tão bom em uma dessas coisas então? Bem, quando se trata do visor, você está usando um olho e o outro está aberto para escanear a situação. Para mim isso é um grande negócio. Se estou fotografando na rua ou em algum lugar movimentado, posso usar os dois olhos para verificar o cenário e compor minhas imagens com mais cuidado. Isso lhe dá um equilíbrio que eu acho que você não pode encontrar em nenhum outro tipo de câmera. Muitas câmeras rangefinder têm uma ampliação de 0,8x e algumas chegam a ter uma visão de 1,1x, que é uma visão "melhor que a real". Isso lhe dá a chance de fotografar com os dois olhos abertos, ajudando você a “enquadrar” o mundo.

Para mim a grande diferença é o obturador. E é aí que está a verdadeira vantagem, na minha opinião. A maioria dos telêmetros usa um obturador plano de pano, embora alguns usem um sistema de obturador de metal. Não há espelho em movimento e isso reduz o atraso do obturador, sem 'apagão' e para um obturador mais silencioso. Isso lhe dá uma abordagem mais rápida e fluida para sua fotografia.

Se você estiver fotografando na rua, isso é inestimável, pois a velocidade e a tranquilidade podem ser fundamentais. Você quer ser o mais discreto possível. É por isso que as câmeras rangefinder foram as câmeras de escolha dos fotojornalistas por tanto tempo, que poderiam entrar na situação e não serem muito barulhentas ou muito óbvias.

Eu uso câmeras SLR e elas têm usos que um telêmetro simplesmente não pode fazer, mas quando estou fotografando em uma área pública quero me misturar na multidão, e é por isso que uso um telêmetro. Nos dias modernos das grandes câmeras DSLR, as pessoas estão muito conscientes de que você está fotografando e às vezes isso pode gerar uma reação que nem sempre é boa. Eu nunca tive ninguém mencionar nada ao fotografar com um telêmetro, as pessoas simplesmente não percebem.

Lentes




Uma grande diferença é o vidro nos telêmetros. Você não terá mega zooms ou sistemas VR. Você usará lentes prime com mais frequência do que não, e elas serão da mais alta qualidade óptica. E eles serão foco manual... sim, foco manual. Isso lhe dá a chance de focar na zona e desenvolver suas habilidades de medição de distância. Se isso parece aterrorizante, não é, uma vez que você pega o jeito, você estará constantemente ciente das distâncias das coisas ao seu redor.

Com o advento da tecnologia digital, vimos um ressurgimento do uso de telêmetros, especialmente com o lançamento do M9 da Leica. Isso introduziu muitas pessoas na fotografia de RF, que em alguns casos nunca haviam gostado de fotografia antes.

E como um desdobramento, também houve um aumento na quantidade de pessoas que fotografam telêmetros de filme. Veja bem, nem todo mundo tem mais de US$ 9.000 para gastar em uma câmera, mas eles querem experimentar uma câmera RF, então eles começam a olhar para câmeras de filme.

Mas para quais câmeras eles estão olhando? Existem muitas opções diferentes disponíveis por aí. Você não precisa gastar muito dinheiro se não quiser. Existem muitos telêmetros de lente fixa que são baratos, fáceis de encontrar e funcionam muito, muito bem.

Qual ​​é o telêmetro certo para mim?




Esta é uma pergunta difícil, pois abrange tantas variáveis ​​e é um ensaio por si só. Em última análise, a melhor câmera para você é a câmera que mais se adapta ao seu estilo, se sente bem em suas mãos e que você se diverte ao usar. Pode ser uma câmera descartável ou a última Leica Monochrom.

Como acontece com qualquer câmera, você deve pensar em quanto dinheiro deseja gastar e para que deseja usá-la. Tome seu tempo, e faça sua pesquisa.

Eu escrevi um artigo no meu site sobre isso que pode ser de alguma ajuda.

Câmeras Rangefinder – Quais são suas opções

E, claro, estou mais do que feliz em ajudá-lo com suas perguntas e conselhos, e se você precisar encontrar uma câmera, também posso ajudá-lo.

Até a próxima vez,

Caçador de câmeras do Japão

Leia mais de Bellamy Hunt em seu ótimo site – Japancamerahunter