>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Não veremos lentes de montagem RF de terceiros “até o final de 2024” 


No mês passado, a Canon ficou irada depois que foi revelado – por meio de capturas de tela do usuário de um bate-papo de atendimento ao cliente – que a empresa havia forçado o fabricante de lentes de terceiros Viltrox “a parar de vender todos os produtos de montagem RF”.

O representante da Viltrox explicou:“Se a Canon abrir permissões no futuro, pode haver mudanças”, mas que “não somos a primeira empresa a ser parada”.

Em outras palavras, a Canon vem reprimindo lentes de terceiros projetadas para seu sistema sem espelho de montagem RF (um sistema que inclui câmeras como as populares EOS R5, EOS R6 e EOS RP). E pesquisas realizadas pela DIY Photography indicam que apenas lentes de montagem RF com foco automático os recursos foram removidos das linhas de produtos de terceiros, enquanto as lentes de montagem RF de foco manual permaneceram intocadas.

A razão? A DIY Photography suspeita de problemas de “aplicação de patentes”. As lentes de terceiros com foco manual não estão repletas de tecnologia da Canon e são difíceis de se opor do ponto de vista legal; As lentes de terceiros com foco automático, no entanto, possuem muitas das melhores e mais recentes tecnologias da Canon e, portanto, são mais vulneráveis ​​aos desafios de propriedade.

É uma má notícia geral para os usuários da Canon, muitos dos quais dependem de vidro de terceiros para completar suas malas de equipamentos. As lentes lançadas por fabricantes como Viltrox, Sigma, Tamron e Laowa são consistentemente mais baratas do que as lentes nativas da Canon, e essas empresas também produzem vidros especiais que permitem aos fotógrafos buscar aplicações criativas, como super macro e fotografia de foco suave. Restrições a produtos de terceiros parecem garantir a redução do número de opções de lentes sem oferecer nenhum benefício real aos consumidores.

É claro que a Canon permite que empresas terceirizadas produzam certas lentes compatíveis – como evidenciado pelas dezenas de modelos de lentes não nativas atualmente disponíveis – mas essas são lentes de montagem EF projetadas para o sistema DSLR da Canon, não Lentes de montagem RF.

Então, por que a mudança? O sempre confiável Canon Rumors oferece algumas respostas, coletadas de “duas fontes de qualidade”.

Primeiro:“A Canon não sente que a linha de RF está perto da maturidade e quer que a programação seja preenchida com suas próprias lentes”.

Segundo:“A Canon acredita que as opções ‘mais acessíveis’ já estão cobertas pelas… lentes EF que funcionam extremamente bem na montagem RF com a linha de adaptadores da Canon.”

E finalmente:“A Canon não terminou com ajustes e melhorias na montagem RF”.

Tecnicamente, a Canon está certa:os fotógrafos sem espelho têm acesso a muitas lentes acessíveis através do adaptador EF para EOS R. Mas o adaptador adiciona tamanho extra a cada configuração e pode ser inconveniente trabalhar com ele, especialmente se você estiver usando uma combinação de lentes RF e EF. Além disso, fabricantes terceirizados ultrapassam consistentemente os limites da imagem por meio de novas tecnologias e, embora as lentes EF sejam boas, elas ainda são antigas .

E há mais más notícias:“Uma das fontes disse não esperar nada dos fabricantes terceirizados até o final de 2024, e que nem todos os fabricantes terão a oportunidade de fabricar lentes RF”.

Portanto, embora os usuários da Canon possam eventualmente obter acesso a vidros de terceiros de alta qualidade, não será tão cedo - e a seleção de lentes pode permanecer limitada, pelo menos em comparação com as opções atuais de terceiros de montagem EF.

Agora para você:

O que você acha dessa mudança da Canon? Quando você acha que a Canon permitirá lentes AF de terceiros? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!