>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> PDA

Revisão da mesa digitalizadora XP-Pen Artist 16 Pro


Compramos o XP-Pen Artist 16 Pro Drawing Tablet para que nosso revisor especialista pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto.

Artistas profissionais e amadores que desejam passar de um tablet de desenho básico para um monitor com caneta como o XP-Pen Artist Pro 16 encontrarão muito do que gostar. O Pro 16 é um tablet de desenho de 15,6 polegadas que oferece 8.192 níveis de sensibilidade à pressão, vem com uma caneta extra e uma luva de desenho e apresenta a melhor precisão de cores da categoria. Faltam alguns recursos importantes, como controles de toque e funcionalidade de inclinação da caneta, mas uma fantástica gama de cores o torna uma opção intrigante em seu preço intermediário.

Recentemente, a colocamos em prática, testando coisas como precisão de cores, paralaxe, desempenho da caneta e muito mais. Leia para ver se ele faz o trabalho.

Design:design básico sem muito talento, mas altamente funcional


O XP-Pen Artist Pro 16 é um monitor com caneta de aparência bastante simples, com um estojo de plástico preto fosco, uma tela de vidro embutida e uma moldura bastante grossa. Ele possui oito botões de atalho localizados no lado esquerdo do dispositivo, ou você pode girá-lo para colocar os botões à direita para uso com a mão esquerda.

É leve o suficiente para segurar com uma mão para obter o posicionamento correto, mas é pesado o suficiente para que você provavelmente não queira fazê-lo por longas sessões de desenho.

Embora o case seja um pouco mais grosso do que outros tablets de desenho de 15,6 polegadas que vimos, o Artist Pro 16 ainda é bastante leve. É leve o suficiente para segurar com uma mão para obter o posicionamento correto, mas é pesado o suficiente para que você provavelmente não queira fazê-lo por longas sessões de desenho.

A tela é brilhante, mas vem com um protetor de tela fosco pré-instalado. O protetor de tela ajuda a reduzir o brilho e é agradável e suave quando você desenha nele. No entanto, o protetor de tela é um grande ímã de manchas. Basta escovar o protetor de tela com o dedo ou a palma da mão e você deixará grandes manchas. XP-Pen inclui uma luva de desenho para reduzir isso, ou você pode simplesmente remover o protetor de tela. O vidro é resistente o suficiente para que você não o arranhe com as pontas da caneta.

Processo de configuração:funciona imediatamente, mas certifique-se de seguir o procedimento


Descobrimos que o processo de configuração é bastante indolor, mas você deve segui-lo bem de perto para evitar grandes dores de cabeça. Primeiro, você precisa remover qualquer monitor com caneta antigo ou drivers de mesa de desenho que você possa ter instalado no passado. Então você precisa instalar o driver incluído ou baixar o driver mais recente do XP-Pen. Você está pronto para conectar o monitor ao seu computador e ligá-lo.

Conseguimos concluir o processo de configuração em menos de 10 minutos, mas sua milhagem varia dependendo de quantos problemas você tiver para identificar e remover drivers antigos.

A outra parte do processo de configuração envolve a instalação do suporte do monitor, o que é bastante fácil. Ele é instalado com quatro parafusos, como a maioria desses suportes, ou você pode conectar a tela a qualquer braço de monitor compatível com VESA.

Tela:tela fantástica com cores vibrantes e uma ótima gama de cores


O XP-Pen Artist 16 Pro possui uma tela IPS de 15,6 polegadas com resolução máxima de 1920 x 1080. Isso é bastante padrão para tablets nessa faixa de preço, mas o Artist 16 Pro realmente brilha em termos de reprodução de cores. Possui uma enorme precisão de cores de 120% sRGB, que se traduz em 88% NTSC e 92% Adobe RGB. Isso o diferencia da maioria dos outros tablets de desenho nessa faixa de preço e até o coloca acima de vários modelos Cintiq mais caros.

A tela é onde o XP-Pen Artist 16 Pro difere mais dos outros dois produtos XP-Pen com nomes semelhantes. O monitor com caneta Artist 16 mais barato oferece um Adobe RGB de 74% inferior, o que o torna uma escolha ruim se você precisar de cores precisas. O Artist 15.6 Pro, mais caro, tem a mesma excelente precisão de cores deste modelo, mas adiciona suporte ao pincel de inclinação. No geral, esta é uma das melhores telas que você encontrará em uma tela com caneta nessa faixa de preço.

Desempenho:excede sua classe de preço em desempenho e funcionalidade


O XP-Pen Artist 16 Pro é um monitor com caneta com 8.192 níveis de sensibilidade, e você pode realmente senti-lo quando começar a trabalhar. A caneta é suave e responsiva, e o driver ainda permite ajustar a curva de pressão para ajustá-la mais ao seu gosto. Há um pouco de paralaxe, mas não foi suficiente para atrapalhar nosso processo de teste.

A qualidade de construção da caneta parece um pouco barata, mas isso é mais ou menos padrão para esses tablets de desenho de preço médio. A caneta é realmente muito mais confortável de segurar e menos propensa a escorregar do que as canetas da maioria dos concorrentes devido ao aperto emborrachado. O XP-Pen também oferece um extra para que você possa continuar trabalhando se ficar sem energia no meio do desenho.

A caneta é realmente muito mais confortável de segurar e menos propensa a escorregar do que as canetas da maioria dos concorrentes devido ao aperto emborrachado.

Não há suporte para inclinação da caneta, mas o XP-Pen Artist 15.6 Pro de nome semelhante possui esse recurso se você realmente precisar.

Os botões de atalho no tablet são bem pequenos, e apenas dois deles possuem algum tipo de textura ou marcador em relevo para ajudar a diferenciá-los sem olhar. Eles são do tamanho certo para ativar com o polegar sem bater acidentalmente em dois, e nos acostumamos com o tamanho pequeno rapidamente.

Usabilidade:escolhas de design criteriosas fazem deste um dos tablets de desenho mais funcionais disponíveis


Durante nossos testes práticos, descobrimos que o XP-Pen Artist 16 Pro é um tablet de desenho extremamente útil. O posicionamento dos cabos facilita o ajuste do ângulo do suporte do monitor incluído como você quiser, e descobrimos que o tamanho relativamente compacto do dispositivo facilitou o reposicionamento em nossa mesa durante o desenho.

Uma das características mais interessantes deste tablet é que o lado com as teclas de atalho tem um entalhe na parte de trás. Este entalhe é projetado principalmente para os cabos USB, HDMI e de alimentação, mas também cria um descanso muito confortável para os dedos quando você segura o lado esquerdo do dispositivo.

Com o dispositivo agarrado dessa forma, você pode facilmente apertar cada um dos botões de atalho com o polegar, enquanto ajusta simultaneamente a posição do tablet na hora. Pegá-lo com a mesma pegada é possível, embora seja um pouco estranho.

Portas e Conectividade:Portas básicas com bom posicionamento


As portas do XP-Pen Artist 16 Pro são bastante diretas. Você obtém um conector USB padrão, um conector HDMI de tamanho normal e um conector barril para a fonte de alimentação. Estão todos localizados na mesma área. O tablet possui um pequeno recorte na parte traseira, que permite que os cabos permaneçam ocultos ao visualizar o aparelho pela frente. Isso facilita bastante o gerenciamento de cabos e também ajuda a evitar que os cabos interfiram no suporte do monitor incluído.

O Gaomon também inclui um adaptador HDMI para mini DisplayPort, caso você tenha um Mac que tenha um conector DisplayPort e nenhum conector HDMI.

Software e drivers:inclui drivers básicos em uma unidade flash


O XP-Pen fornece drivers para o tablet em uma unidade flash USB, o que é um toque agradável para usuários que passaram da mídia óptica. Você também tem a opção de baixar o driver mais recente do site da XP-Pen. O próprio driver fornece algumas opções bastante simples para o tablet e a caneta. Está organizado de forma um pouco diferente de concorrentes como Huion e Gaomon, mas as mesmas opções básicas estão lá.

Este é um dos melhores tablets de desenho que vimos nesta faixa de preço geral, pelo menos em termos de desempenho e precisão de cores.

O software do driver permite que você selecione em qual monitor desenhar, caso o padrão seja algo diferente do monitor XP-Pen. Também permite personalizar a funcionalidade dos dois botões da caneta, a curva de pressão da caneta e atribuir seus próprios atalhos aos oito botões de atalho.

Conseguimos executar o XP-Pen Artist 16 Pro com o driver incluído, mas baixamos a versão atualizada do XP-Pen para fins de teste. Se você tiver algum problema com o driver incluído, tente baixar a versão atualizada.

Preço:ótimo preço para o que você recebe


O XP-Pen Artist 16 Pro normalmente é vendido por cerca de US $ 360, e é um negócio fantástico nessa faixa de preço. Você terá problemas para encontrar uma melhor precisão de cores em qualquer tablet de desenho com preço semelhante, o que torna essa opção muito atraente se você estiver trabalhando com orçamento, mas ainda precisar de cores precisas.

Você pode pagar mais e atualizar para o XP-Pen 15.6 Pro, que tem o mesmo tamanho de tela e excelente gama de cores, mas adiciona alguns recursos adicionais, como inclinação da caneta e interface de discagem. Você também pode economizar algum dinheiro optando por um monitor com caneta que ofereça uma gama de cores mais pobre ou uma tela menor, mas terá problemas para encontrar uma alternativa verdadeira a um preço melhor.

Concorrência:difícil encontrar uma tela melhor a um preço competitivo


Este é um dos melhores tablets de desenho que vimos nesta faixa de preço geral, pelo menos em termos de desempenho e precisão de cores. Vale a pena dar uma olhada em alguns concorrentes, mas apenas se você estiver disposto a gastar mais dinheiro ou reduzir recursos.

O XP-Pen Artist 15.6 Pro é uma opção que você pode querer conferir. É uma pequena atualização para este modelo e custa cerca de US $ 40 a mais. Por esse investimento extra, você obtém a mesma tela fantástica, mas adiciona controles de discagem e uma função de inclinação da caneta. O Artist 15.6 Pro tem um posicionamento de cabos um pouco mais complicado, mas compensa isso com um único cabo para alimentação, dados e vídeo em vez de três cabos.

Outros concorrentes não se saem tão bem. O Gaomon PD1560 é uma opção que também é vendida por cerca de US$ 360, mas tem uma gama de cores significativamente pior e uma paralaxe um pouco pior. Na verdade, gostamos mais da aparência do PD1560 do que do Artist 16 Pro, mas a tela XP-Pen é inquestionavelmente superior em termos de precisão de cores.
Revisão do tablet de desenho Gaomon PD1560:um monitor de caneta sólido
Se você tiver mais espaço no seu orçamento, o Huion Kamvas GT-191 é uma excelente opção que normalmente custa entre US$ 399 e US$ 499. Este monitor com caneta um pouco mais caro não possui teclas de atalho, mas possui uma tela IPS grande e bonita de 19,5 polegadas.
Veredicto Final
Um dos melhores monitores com caneta do mercado se você precisar de cores precisas.

O XP-Pen Artist 16 Pro pode não ser o tablet de desenho perfeito, mas há muito o que gostar neste pequeno pacote. Se você trabalha onde a precisão das cores é de extrema importância ou está cansado de suas pinturas ficarem supersaturadas, essa é uma das melhores opções que você encontrará nessa faixa de preço. A fantástica gama de cores até supera alguns modelos Cintiq muito mais caros.

Produtos semelhantes que analisamos:

  • Apple iPad Pro 2018 (11 polegadas)
  • Tablet de desenho gráfico monopreço
  • Tablet de desenho Huion Inspiroy G10T

Especificações

  • Nome do produto Artista 16 Pro Drawing Tablet
  • Marca do produto XP-Pen
  • Preço $ 299,99
  • Peso 8,82 libras.
  • Dimensões do produto 15,9 x 9,8 x 1,3 pol.
  • Garantia Um ano
  • Compatibilidade Windows 7 e mais recente, Mac OS X10.11 e mais recente
  • Níveis de sensibilidade 8192
  • Tamanho da tela 15,6 polegadas
  • Gama de cores 92% Adobe RGB
  • Teclas de atalho Oito botões
  • Resolução da tela 1920 x 1080
  • Portas USB, HDMI